Marketing, Publicidade & Marketing digital

O que é o marketing?

Spoiler rápido: falar de marketing, publicidade e marketing digital é como desmontar uma boneca matroska. Muitas vezes são utilizados como referência ao mesmo propósito – o de vender mais e melhor. Tecnicamente o marketing é a ciência/área de negócio que entre outros engloba também a publicidade e o marketing digital, que não passa da adição de vias de comunicação digital ao marketing em si. Abaixo segue uma breve explicação dos três termos.

Segundo Philip Kotler no seu livro Marketing 3.0 – Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Ou seja marketing é o processo de negócio encarregue de identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do mercado de forma lucrativa.

É ao departamento de marketing que cabe identificar oportunidade de negócio, conhecer o mercado, avaliar rentabilidade e sucesso, criar estratégia de lançamento, publicitar e acompanhar o produto durante o seu ciclo de vida.

Publicidade,

É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, persuadi-lo a uma atitude favorável para quem publicita.

A publicidade é parte da técnica de comunicação. Tem um caráter comercial e é parte de um todo – o marketing, que abrange o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor final.

É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media. A publicidade identifica, salienta e ajuda a demarcar da concorrência um produto ou serviço, fornecendo informações relevantes para o consumidor sobre marcas, empresas e organizações.

Segundo o Victor Palandi, autor do livro Copywriting Descomplicado, “a comunicação persuasiva é parte essencial do sucesso nas vendas”. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos como o planeamento, criação, produção e distribuição de material publicitário.

Marketing digital,

Marketing digital é a componente de marketing que utiliza a internet e as tecnologias de informação para promover um produto ou serviço.

O ritmo rápido da evolução tecnológica, a evolução dos motores de busca e a democratização do acesso ao conhecimento, fizeram com que o marketing com foco no digital pu.

As plataformas tecnológicas estão cada vez mais integradas tanto na vida dos consumidores e como tal nos planos de marketing das empresas, os planos de marketing começaram a ganhar enfase digital, utilizando uma combinação de técnicas como SEO – otimização motores de busca, marketing de conteúdo, SEM – marketing de motores de busca, e-mail marketing, entre outros.

Se achou este artigo útil, partilhe-o com o mundo! Nós agradecemos 😊

[wd_hustle id=”1″ type=”social_sharing”/]

Se gostou partilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *