6 dicas para angariar mais clientes

Foto de Gerd Altmann no Pexels

Qual é a coisa mais difícil em começar e fazer crescer um negócio?

Para muitas pequenas empresas, a resposta é encontrar leads e transformar essas leads em clientes. Encontrar clientes é um dos desafios mais difíceis para pequenas empresas, mesmo a já estabelecidas no mercado.

Um ótimo produto ou serviço que tem a certeza que muitas pessoas vão precisar não é o suficiente, é preciso ser encontrado e os clientes pagantes não o vão encontrar auto magicamente. A aquisição de clientes tem de ser um foco contínuo.  Mesmo empresas bem-sucedidas têm clientes que deixam de comprar por uma razão ou outra. Esses clientes têm de ser substituídos para manter o negócio equilibrado.

Quando um negócio é pequeno, encontrar formas de trazer negócios para casa cai sobre os ombros do empresário. Se começou agora ou já tem um negócio existente e está à procura de maneiras de crescer a sua base de clientes, estas dicas vão ajudar.

Desenvolver um plano de aquisição.
O segredo para criar um plano de aquisição bem sucedido é conhecer o seu o cliente ideal e tentar perceber o processo de compra dele.
Se vende a empresas, qual o departamento mais provável de comprar os seus produtos ou serviços, qual é a posição e a autoridade do indivíduo que determina os requisitos específicos de compra. Investigue se não souber, Google ou telefone. De quanto tempo é o ciclo de compra. Comprar o seu produto é uma decisão que pode ser tomada rapidamente por uma única pessoa? Ou está a vender algo que tem um ciclo de compras longo, possivelmente envolvendo vários indivíduos?
Pense como é que o seu comprador típico normalmente encontra produtos ou serviços como o seu. Em que círculos andam? São ativos nas redes sociais? Quem é suscetível de ouvir ou donde é que quando querem comprar o seu tipo de produto ou serviço. O que poderia fazer para obter referências e recomendações? Escreva toda esta informação e procure padrões. Depois, planeie formas de se colocar a si e à sua informação onde os seus potenciais clientes o podem encontrar facilmente.

Certifique-se de que o seu site e as suas páginas nas redes sociais facilitam a vida aos seus visitantes. Entregue informação precisa e clara, principalmente dos seus dados de contato. Melhor ainda, dê-lhes uma razão para lhe dar os seus dados de contacto em troca de uma newsletter gratuita, um guia gratuito para algo relacionado com a sua indústria, ou um cupão de desconto. Crie potencial de oportunidade e em seguida dê-lhes continuidade.

Utilize e faça crescer a sua rede contatos, mantenha-se presente em eventos públicos e debaixo do olho dos seus potenciais clientes. Sempre que possível mantenha-se debaixo de olho dos seus potenciais clientes porque longe dos olhos, longe do coração.

Preste atenção e estude a sua concorrência, o que funciona e o que não funciona. Aprender e adaptar.

Tente, sempre que possível obter feed back honesto acerca dos seus produtos e/ou serviços. O pior favor que lhe podem fazer é dar feed back favorável só por simpatia. A critica favorece a melhoria.

Utilize o Google My Business, é grátis e aproveita o impulso da internet no seu negócio. Certifique-se de que o endereço do seu site está correto. Anuncie também em quaisquer diretórios para os quais se qualifique. Câmaras de comércio, e outros grupos empresariais locais muitas vezes têm diretórios nos quais pode listar informações de contato e endereço do seu site.

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